sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O papel do professor de inglês

Aula 15/08/2012
Aula Teórica Expositiva Estágio em Docência: Prática de Ensino em Língua Inglesa I – Prof. Gina Imbroisi Teixeira

                                                     O PAPEL DO PROFESSOR DE INGLÊS



O educador de língua estrangeira ideal é aquele que tem “consciência politica, bom domínio do idioma e sólida formação pedagógica com aprofundamento em L.A”, mais é esse profissional que encontramos por aí?
Sempre iniciamos nossos encontros com perguntas tema que serão debatidas, pensadas e que nos levará a uma reflexão acerca de que tipo de educadores que queremos ser. Seguiremos os modelos que tanto criticamos pelo comodismo ou faremos a diferença buscando inserir nossos alunos em um contexto real de uma cultura que não é a sua usando de estratégias prazerosas, fazendo com que eles descubram que aprender uma língua estrangeira (inglês) não precisa ser “chato e maçante”?
Em se tratando do ensino de L.E, principalmente em escolas públicas, há muitos mitos que precisam ser derrubados como os de menosprezar a L.E frente a língua materna, deixando apenas para um curso livre se ocupar do ensino de idiomas, que para se aprender outra língua é necessário o uso de equipamentos audiovisuais modernos, que o insucesso das aulas provém do material didático, como se o próprio professor não fosse capaz de sentir as necessidades de seus alunos e produzir o próprio material.
Ao final desta aula e após explorar as questões levantadas a respeito de qual é o papel de um professor de inglês (ou qualquer outra língua estrangeira) a conclusão a que chegamos  é que a função do educador na sociedade atual é dar aporte para que o aluno possa entender e interpretar as informações que estão cada dia mais dinâmicas e ter um “perfil antenado” como demonstrado em sala e novamente aqui disponibilizado.
Imagem mostrada em sala pela Prof. Gina Imbroisi
 E usar de múltiplas ferramentas para que o aluno chegue ao maior nível de aprendizado possível, não se limitando ao material proposto pela instituição, mais tendo a visão das reais necessidades de seus alunos.

Érica Rabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário