sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Elaborando um plano de aula



Aula 22/08/2012
Aula Teórica Expositiva Estágio em Docência: Prática de Ensino em Língua Inglesa I – Prof. Gina Imbroisi Teixeira

ELABORANDO UM PLANO DE AULA




Esta aula foi composta por dois momentos. O primeiro momento mais teórico onde conhecemos a importância de ter um planejamento principalmente na prática educacional. É “pelo planejamento que o homem evita ser vencido pelas circunstâncias” (autor desconhecido).
Vale ser ressaltado alguns pontos relevantes de um bom plano de aula:

  • 1º passo: Definir o tema - sempre de acordo com o que prevê o plano de unidade;
  • 2º passo: Definir objetivo - tendo em mente quais as competências serão atingidas (eixo contemplado);
  • 3º passo: Pesquisa - formas dinamizar a aula para atingir o foco desejado;
  • 4º passo: Criar estratégias de estímulos individualizados - o estímulo X reação varia de acordo com o desenvolvimento psicossocial de cada aluno;
  • 5º passo: Avaliar resultados - um bom aluno não é só o que tira boas notas em testes, a avaliação deve ser gradual, levando-se em conta o dia-a-dia do aluno em sala de aula;
No segundo momento, livros didáticos diversos foram oferecidos pela professora, afim de que aplicássemos os conhecimentos teóricos recém adquiridos.
Como aprendemos o passa-a-passo de como se fazer um plano de aula, a professora Gina pediu que selecionássemos um assunto do livro e preparássemos (em grupos) um plano de aula (que segue abaixo feito com as colegas Tássia Pardo e Izabela Guerreiro) e que na semana seguinte apresentaremos para o restante da turma.
 

Plano de Aula apresentado a Prof. Gina
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário