sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Methods/Approaches



Aula 19/09/2012
Aula Teórica Expositiva Estágio em Docência: Prática de Ensino em Língua Inglesa I – Prof. Gina Imbroisi Teixeira



METHODS / APPROACHES



A importância dessa aula se deu para sabermos como ao longo dos anos o ensino de línguas foi mudando, tendo em vista o foco que se tinha em cada período e como se deu a evolução do ensino da língua inglesa até chegarmos ao que hoje consideramos o mais apropriado para o ensino/aprendizagem.


A palavra Método (Methods) de acordo com Edward Anthony já é auto explicativa por trazer na sua etimologia sua significação: meta, ordenação, caminho o que faz com que seu conceito também já seja definido por si só “seguir caminhos de forma ordenada visando resultados, objetivos.”
Quanto as Abordagens (Approaches) utilizadas ao longo da história fomos apresentados uma a uma. O segue é uma breve descrição de acordo com o que foi visto:
The Direct Method- usa-se somente a língua alvo durante as aulas, foco na fala;
Grammar Translation Method- Tinha como objetivo as regras gramaticais, construir frases e entender textos;  
Audio Lingual Method- As aulas na língua materna, mais com foco na pronuncia, usa bastante repetições e mimicas para memorização. Começa a se pensar o uso das quatro habilidades (ouvir, falar, ler, escrever);
Silent Way- Usado preferencialmente com crianças nas fases iniciais. O professor pouco fala, e quando o faz é na língua alvo. Usa associações, jogos, cartões de imagens para remeter a palavra desejada; 
Community Language Learning- Projetado especialmente para estudantes adultos que decidem o que querem aprender de acordo com o interesse e necessidade onde o professor é apenas o facilitador para aquisição do conhecimento; 
Suggestopedia- Por acreditar que o cérebro humano pode processar maior quantidade de informações quando se está em estado de relaxamento usa de técnicas de respiração, ambiente confortável, e músicas suaves para o ensino de línguas; 
Abordagem Natural- Como o próprio nome já diz, a aquisição se dá de forma natural, e não de forma consciente; 
Total Physical Response- Defende que a memória é ativada por atividade física e que o ouvir e ler é mais importante que falar e escrever; 
Abordagem Comunicativa- Considerado equilibrado no sentido de evitar privilegiar qualquer um dos aspectos da competência comunicativa e também ao dar igual ênfase à correção formal e à fluência; 
Participatory Approach- Temas das aulas são voltados para a vivência diária estimulando ao aluno a ter uma reflexão crítica sobre os conteúdos. Total interatividade entre professor X aluno; 
Reading Approach- Foco principal na leitura, com base no que é lido explora-se o vocabulário e a produção textual;


Ao final da exploração de todos estes métodos e abordagens conclui-se que pouco importa o método que o professor irá escolher para trabalhar desde que este, auxilie seus alunos a ter uma postura crítica e faça das aulas de inglês um espaço de reflexão.



“O ato de ensinar uma língua estrangeira se torna uma ação política.”

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