Aula 19/09/2012
Aula Teórica Expositiva Estágio
em Docência: Prática de Ensino em Língua Inglesa I – Prof. Gina Imbroisi Teixeira
A importância dessa aula
se deu para sabermos como ao longo dos anos o ensino de línguas foi mudando,
tendo em vista o foco que se tinha em cada período e como se deu a evolução do
ensino da língua inglesa até chegarmos ao que hoje consideramos o mais
apropriado para o ensino/aprendizagem.
A palavra Método (Methods) de acordo com Edward
Anthony já é auto explicativa por trazer na sua etimologia sua significação: meta, ordenação, caminho o que faz com
que seu conceito também já seja definido por si só “seguir caminhos de forma
ordenada visando resultados, objetivos.”
Quanto as Abordagens (Approaches) utilizadas ao
longo da história fomos apresentados uma a uma. O segue é uma breve descrição
de acordo com o que foi visto:
The
Direct Method- usa-se somente a língua alvo durante as
aulas, foco na fala;
Grammar
Translation Method- Tinha como objetivo as regras
gramaticais, construir frases e entender textos;
Audio
Lingual Method- As aulas na língua materna, mais com
foco na pronuncia, usa bastante repetições e mimicas para memorização. Começa a
se pensar o uso das quatro habilidades (ouvir, falar, ler, escrever);
Silent
Way-
Usado preferencialmente com crianças nas fases iniciais. O professor pouco
fala, e quando o faz é na língua alvo. Usa associações, jogos, cartões de
imagens para remeter a palavra desejada;
Community
Language Learning- Projetado especialmente para
estudantes adultos que decidem o que querem aprender de acordo com o interesse
e necessidade onde o professor é apenas o facilitador para aquisição do
conhecimento;
Suggestopedia-
Por
acreditar que o cérebro humano pode processar maior quantidade de informações
quando se está em estado de relaxamento usa de técnicas de respiração, ambiente
confortável, e músicas suaves para o ensino de línguas;
Abordagem
Natural- Como o próprio nome já diz, a aquisição se dá de
forma natural, e não de forma consciente;
Total
Physical Response- Defende que a memória é ativada por
atividade física e que o ouvir e ler
é mais importante que falar e escrever;
Abordagem
Comunicativa- Considerado equilibrado
no sentido de evitar privilegiar qualquer um dos aspectos da competência comunicativa e também ao dar igual ênfase à
correção formal e à fluência;
Participatory
Approach- Temas das aulas são voltados para a vivência diária
estimulando ao aluno a ter uma reflexão crítica sobre os conteúdos. Total
interatividade entre professor X aluno;
Reading
Approach- Foco principal na leitura, com base no que é lido
explora-se o vocabulário e a produção textual;
Ao final da exploração
de todos estes métodos e abordagens conclui-se que pouco importa o método que o
professor irá escolher para trabalhar desde que este, auxilie seus alunos a ter
uma postura crítica e faça das aulas de inglês um espaço de reflexão.
“O ato de ensinar uma
língua estrangeira se torna uma ação política.”
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