sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Four Skills to Learn English

Aula 02/10/2012

Aula Teórica Expositiva Estágio em Docência: Prática de Ensino em Língua Inglesa I – Prof. Gina Imbroisi Teixeira



Sabemos que as quatro habilidades para se aprender uma língua (ler, ouvir, falar e escrever) não funcionam dissociadas mais de uma forma ou de outra ainda são trabalhadas alternadamente. Estas habilidades estão sempre relacionadas ou pelo modo de comunicação (produtivas- OUTPUT) ou pela forma de recepção dessas mensagens (receptivas- INPUT).
Vamos a elas:
INPUT

Reading (Ler)

No primeiro contato com o texto deve-se fazer a “leitura horizontal”, retirando do texto informações básicas para o entendimento como a qual gênero pertence, possui imagens que lhe remete a alguma coisa, qual o assunto tratado, etc. Com estas informações já é possível ser feita uma leitura mais detalhada, a “leitura vertical”.
O professor será o mediador destas práticas, e partir de atividades como a leitura textos pode-se abrir um leque de possíveis opções para se trabalhar em uma só aula. O professor pode explorar gramaticalmente o texto (reconhecer classes de palavras: substantivo, adjetivo, etc), expandir vocabulário, fazer uso do conhecimento prévio dos alunos para inseri-los no contexto trabalhado.
Slide nº 39 apresentado pela Prof. Gina

Listening (Ouvir)

Ouvir o que é dito é a parte primordial para a aquisição de uma nova língua. É a partir da decodificação dos sons que compreendemos a mensagem que nos está sendo passada. No ato da escuta  encontramos dois tipos de situações, o interativo (conversas possíveis de ser interrompidas) e o não-interativo (mensagens gravadas, filmes, músicas, etc).
Quanto ao papel do professor nesta habilidade, cabe estimular o aluno a buscar por produções na língua alvo afim de “treinar” a audição para distinguir sons para adquirir uma boa entonação e auxiliar na compreensão das formas contraídas. Trazer para a sala de aula atividades prazerosas com base no perfil da turma respeitando o conhecimento de mundo de cada aluno.


OUTPUT

Writing 

Mesmo parecendo fácil a primeira vista, a escrita pode ser encarada como a habilidade mais difícil no aprendizado de L.E.  Escrever não é uma prática que se importa em apenas representar símbolos gráficos mais de apresentar, desenvolver e expor os pensamentos de forma coesa e estruturada.
É fato que só se aprende a escrever bem escrevendo, para tal, o auxilio do professor é de grande importância tendo em vista que em se tratando da Língua Inglesa, a estrutura gramatical das frases não ocorre da mesma forma que no português, o que as vezes leva o aluno a frustração.
Cabe ao professor auxiliar seu aluno usar a ortografia corretamente, incluindo a pontuação; adequar o uso de tempo, gênero e o mais importante tornar o texto coerente, de modo que outras pessoas possam acompanhar o desenvolvimento das ideias.

Speaking

A habilidade da fala se divide em três tipos de situações:
  • interativo (conversas alternadas onde temos a chance de perguntar caso não entendamos algo),
  • parcialmente interativo (quando se fala para um público e este não é interrompido) e 
  • não-interativo (discurso gravado).
Assim como no caso da escrita a fala se ocupa de todas as regras gramaticais, pontuação, intenção porém com agravantes, a pronuncia. Os sons característicos da língua devem ser ditos de forma clara o suficiente para que as pessoas possam distingui-los e ainda usar o padrão rítmico e de entonação da língua claramente para que as pessoas possam entender o que está sendo dito.

Independente do foco que se tenha para aprender um novo idioma o professor deve sempre valorizar o know-how de seus alunos, usar de artifícios sugeridos pelos alunos e ter a consciência de que não é o detentor do conhecimento supremo, as trocas sempre são bem vindas!! 

Érica Rabelo.

 

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