ANALISANDO UM PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio)
LÍNGUA ESTRANGEIRA

Já
no texto de abertura é possível identificar qual é a principal preocupação do
referido documento quando este diz “a
política curricular deve ser entendida como expressão de uma política cultural,
na medida em que seleciona conteúdos e práticas de uma dada cultura para serem
trabalhados no interior da instituição escolar.”
No
capítulo destinado ao Conhecimento de Língua Estrangeira, trás os seguintes objetivos:
“- Retomar a reflexão sobre a
função educacional do ensino de Línguas Estrangeiras no ensino médio e
ressaltar a importância dessas;
- Reafirmar a relevância da noção de
cidadania e discutir a prática dessa noção no ensino de Línguas Estrangeiras;
- Discutir o problema da exclusão
no ensino em face de valores “globalizantes” e o sentimento de inclusão frequentemente
aliado ao conhecimento de Línguas Estrangeiras;
- Introduzir as teorias sobre a
linguagem e as novas tecnologias (letramentos, multiletramentos,
multimodalidade, hipertexto) e dar sugestões sobre a prática do ensino de
Línguas Estrangeiras por meio dessas.”
Salienta-se
ainda que os alunos da educação básica ainda desconhecem a importância de se
estudar uma segunda língua, o faz com que os objetivos acima citados percam seu
prestígio e que a falta de clareza dos mesmos perante aos alunos, leva o ensino
de L.E a se concentrar apenas em uma atividade instrumental, onde o professor
muitas vezes despreparado “concentra mais
esforços na disciplina/conteúdo que propõe ensinar (no caso, um idioma, como se
esse pudesse ser aprendido isoladamente de seus valores sociais, culturais,
políticos e ideológicos) do que nos aprendizes e na formação desses.”
Assim
como o PCN para o ensino fundamental, o PCN para o ensino médio também defende
que estimulando a leitura em qualquer língua, despertará no aluno um desejo de
ler mais em sua língua materna, o que fará com que seu senso crítico, sua
capacidade de compreensão e interpretação seja maior, como mostra a imagem
presente no texto Orientações pedagógicas: desenvolvimento da comunicação
oral, da leitura e da prática escrita (segundo as teorias sobre letramento).
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Imagem disponível na pag. 111 do PCNEM 2006 |
Enfim,
a proposta é de “desenvolver a leitura, a
comunicação oral e a escrita como práticas culturais contextualizadas.” Tudo
isso de forma proporcional levando-se em conta cada região e as diferenças
culturais e locais para atender as reais necessidades de cada grupo.
Ainda
reitera que “que todas essas habilidades
comunicativas sejam trabalhadas ao longo dos três anos do ensino médio” sem
deixar que “os trabalhos de leitura tenha
continuidade (...)” e sendo o terceiro ano uma etapa final acredita-se que
a intensificação desenvolvimento de leitura possa ajudar os alunos na preparação
para o vestibular sem “desconsiderar o
caráter da leitura como prática cultural e crítica de linguagem, um componente
essencial para a construção da cidadania e para a formação dos educandos.”
Referência: Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf> Acesso em 08 dez 2012.
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