segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ANALISANDO UM PCNEM



ANALISANDO UM PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio)

 LÍNGUA ESTRANGEIRA


Assim como os PCN´s para o ensino fundamental estão disponíveis na página de internet do MEC, para o Ensino Médio não é diferente. O documento tem data de 2006, e a parte que nos interessa, que o ensino de Língua Estrangeira esta dentro da subdivisão Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Já no texto de abertura é possível identificar qual é a principal preocupação do referido documento quando este diz “a política curricular deve ser entendida como expressão de uma política cultural, na medida em que seleciona conteúdos e práticas de uma dada cultura para serem trabalhados no interior da instituição escolar.”

No capítulo destinado ao Conhecimento de Língua Estrangeira, trás os seguintes objetivos:
“- Retomar a reflexão sobre a função educacional do ensino de Línguas Estrangeiras no ensino médio e ressaltar a importância dessas;
- Reafirmar a relevância da noção de cidadania e discutir a prática dessa noção no ensino de Línguas Estrangeiras;  
- Discutir o problema da exclusão no ensino em face de valores “globalizantes” e o sentimento de inclusão frequentemente aliado ao conhecimento de Línguas Estrangeiras;
- Introduzir as teorias sobre a linguagem e as novas tecnologias (letramentos, multiletramentos, multimodalidade, hipertexto) e dar sugestões sobre a prática do ensino de Línguas Estrangeiras por meio dessas.” 

Salienta-se ainda que os alunos da educação básica ainda desconhecem a importância de se estudar uma segunda língua, o faz com que os objetivos acima citados percam seu prestígio e que a falta de clareza dos mesmos perante aos alunos, leva o ensino de L.E a se concentrar apenas em uma atividade instrumental, onde o professor muitas vezes despreparado “concentra mais esforços na disciplina/conteúdo que propõe ensinar (no caso, um idioma, como se esse pudesse ser aprendido isoladamente de seus valores sociais, culturais, políticos e ideológicos) do que nos aprendizes e na formação desses.”

Assim como o PCN para o ensino fundamental, o PCN para o ensino médio também defende que estimulando a leitura em qualquer língua, despertará no aluno um desejo de ler mais em sua língua materna, o que fará com que seu senso crítico, sua capacidade de compreensão e interpretação seja maior, como mostra a imagem presente no texto Orientações pedagógicas: desenvolvimento da comunicação oral, da leitura e da prática escrita (segundo as teorias sobre letramento).

Imagem disponível na pag. 111 do PCNEM 2006
 Enfim, a proposta é de “desenvolver a leitura, a comunicação oral e a escrita como práticas culturais contextualizadas.” Tudo isso de forma proporcional levando-se em conta cada região e as diferenças culturais e locais para atender as reais necessidades de cada grupo.

Ainda reitera que “que todas essas habilidades comunicativas sejam trabalhadas ao longo dos três anos do ensino médio” sem deixar que “os trabalhos de leitura tenha continuidade (...)” e sendo o terceiro ano uma etapa final acredita-se que a intensificação desenvolvimento de leitura possa ajudar os alunos na preparação para o vestibular sem “desconsiderar o caráter da leitura como prática cultural e crítica de linguagem, um componente essencial para a construção da cidadania e para a formação dos educandos.”


Referência: Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf> Acesso em 08 dez 2012.

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