Aula Prática Estágio em Docência: Prática de
Ensino em Língua Inglesa I – Prof. Gina Imbroisi Teixeira
Enfim, hoje será observado de fato uma aula de Língua Inglesa para alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
O primeiro horário compreendido entre 19:00 às 19:40 hs não houve aula, a professora só chegou a escola as 20:00 hs. Fomos informadas posteriormente pela mesma, que a escola está passando por um reestruturação dos horários pelo inicio do semestre letivo nos cursos profissionalizantes, e que alguns professores lecionam tanto para o EJA, quanto para o Profissionalizante.
Ao chegar, a professora regente Célia Regina se reuniu com as estagiárias observadoras e gentilmente nos disponibilizou seu material das aulas do dia, informou que usa material diversificado, já que a modalidade de EIXOS a qual é dividida o ensino acelerado, não possui livro didático e ela se baseia principalmente no livro English for All (de Eliana Aun, Maria Clara Prete de Morais e Neuza Bilia Sansanovics Vol. 3 Ed. Saraiva) para preparar suas aulas.
Afim de otimizar nosso tempo, e por não haver mais tempo hábil para as observações, a professora Célia reviu sua ideia anterior, e permitiu que observássemos juntas, as três (Ana Paula Reis, Diana Chagas e eu, Erica Rabelo), suas aulas. Nos dirigimos para a sala de aula.
Eixo observado: 6 B (equivalente ao ensino médio)
Todas as turmas estavam dispersas, a professora nos explicou que o motivo era a paralisação que havia ocorrido no dia anterior, e que a retomada é sempre complicada.
Encontramos com a professora de português que acabava de sair daquela sala, e esta solicitou que a professora de inglês retomasse o texto que ela estava trabalhando, por haver algumas palavras em inglês que os alunos não estavam compreendendo. Pode-se perceber aí, bem sucintamente, que há uma interação sempre que necessária das disciplinas.
Além de traduzir os termos, a professora explicou cada um, trazendo para a realidade da turma a importância de não só conhecer a tradução literal dos termos, mais também de saber para que eles servem (o texto falava sobre Termos Usados nas Telecomunicações).
Após atender a solicitação da professora de português, Célia Regina voltou para o seu conteúdo.
- Adjetivo Possessivo
- Pronome Sujeito
Por já ter dado o apontamento nas aulas que precederam sua licença médica, ela reiterou o assuntou com uma atividade no quadro, e pode-se perceber que ela faz uso de ações do cotidiano procurando utilizar experiências vividas pelos alunos para exemplificar seu conteúdo e que a busca por assuntos contemporâneos faz parte de sua didática.
Para finalizar a aula, já adiantou que, levada pelo assunto tratado pela professora de português, em sua próxima aula trabalhará um texto de nome "Love on the Internet" e já foi questionando quem já se relacionou virtualmente, o que levou uma sessão de acusações entre os alunos que descontraiu o ambiente e encerrando aquela aula.
No terceiro horário, naquela mesma sala, o professor de história João Almeida nos cedeu parte de sua aula para a realização do questionário com os alunos. Segue abaixo as questões por nós levantadas, o resultado virá em breve.
Ainda neste mesmo dia, no quarto horário, acompanhamos a professora regente até a sala quase vazia do EIXO 4 A (equivalente as 5º e 6º séries do ensino fundamental). Com apenas seis alunos na sala, o assunto trabalhado foi Family (uso do apóstrofo S) e o Possessivo. Posteriormente
fomos informadas pela professora que aquela é a sala mais
participativa, o que foi possível notar quando foram solicitados para
irem ao quadro responder os exercícios, estes não exitaram.
A
aula transcorreu de forma mais intimista, o que na visão de Célia, se
dá pelo fato de ser aquela uma turma interessada e participativa, porém a
mais indisciplinada.
Agora só nos falta a apuração dos resultados!
Érica Rabelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário