Aula Teórica Expositiva Estágio em Docência: Prática de Ensino em Língua Inglesa I – Prof. Gina Imbroisi Teixeira
Sabemos que as quatro habilidades
para se aprender uma língua (ler, ouvir, falar e escrever) não funcionam
dissociadas mais de uma forma ou de outra ainda são trabalhadas alternadamente.
Estas habilidades estão sempre relacionadas ou pelo modo de comunicação
(produtivas- OUTPUT) ou pela forma de recepção dessas mensagens (receptivas-
INPUT).
Vamos a elas:
INPUT
Reading (Ler)
No primeiro contato com
o texto deve-se fazer a “leitura
horizontal”, retirando do texto informações básicas para o
entendimento como a qual gênero pertence, possui imagens que lhe remete a
alguma coisa, qual o assunto tratado, etc. Com estas informações já é possível
ser feita uma leitura mais detalhada, a “leitura
vertical”.
O professor será o
mediador destas práticas, e partir de atividades como a leitura textos pode-se
abrir um leque de possíveis opções para se trabalhar em uma só aula. O
professor pode explorar gramaticalmente o texto (reconhecer classes de palavras: substantivo,
adjetivo, etc), expandir vocabulário, fazer uso
do conhecimento prévio dos alunos para inseri-los no contexto trabalhado.
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Slide nº 39 apresentado pela Prof. Gina |
Listening (Ouvir)
Ouvir o que é dito é a parte primordial para a aquisição
de uma nova língua. É a partir da decodificação dos sons que compreendemos a
mensagem que nos está sendo passada. No ato da escuta
encontramos dois tipos de situações, o
interativo (conversas possíveis de ser interrompidas) e o não-interativo (mensagens gravadas, filmes, músicas, etc).
Quanto ao papel do professor nesta habilidade, cabe estimular o aluno a
buscar por produções na língua alvo afim de “treinar” a audição para distinguir
sons para adquirir uma boa entonação e auxiliar na compreensão das formas contraídas.
Trazer para a sala de aula atividades prazerosas com base no perfil da turma
respeitando o conhecimento de mundo de cada aluno.
OUTPUT
Mesmo parecendo fácil a
primeira vista, a escrita pode ser encarada como a habilidade mais difícil no aprendizado
de L.E. Escrever não é uma prática que se
importa em apenas representar símbolos gráficos mais de apresentar, desenvolver
e expor os pensamentos de forma coesa e estruturada.
É fato que só se
aprende a escrever bem escrevendo, para tal, o auxilio do professor é de grande
importância tendo em vista que em se tratando da Língua Inglesa, a estrutura
gramatical das frases não ocorre da mesma forma que no português, o que as
vezes leva o aluno a frustração.
Cabe ao professor auxiliar seu aluno usar a ortografia corretamente,
incluindo a pontuação; adequar o uso de tempo, gênero e o mais importante tornar
o texto coerente, de modo que
outras pessoas possam acompanhar o desenvolvimento
das ideias.
Speaking
A habilidade da fala se divide em três tipos de situações:
- interativo (conversas alternadas onde temos a chance de perguntar caso não entendamos algo),
- parcialmente interativo (quando se fala para um público e este não é interrompido) e
- não-interativo (discurso gravado).
Assim como no caso da escrita a fala se ocupa de todas as regras
gramaticais, pontuação, intenção porém com agravantes, a pronuncia. Os sons característicos da língua devem ser ditos
de forma clara o suficiente para que as pessoas possam distingui-los e ainda
usar o padrão rítmico e de entonação da
língua claramente para que as pessoas possam
entender o que está sendo dito.
Independente do foco que se tenha para aprender um novo idioma o professor deve sempre valorizar o know-how de seus alunos, usar de artifícios sugeridos pelos alunos e ter a consciência de que não é o detentor do conhecimento supremo, as trocas sempre são bem vindas!!
Érica Rabelo.
Muito bom!
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