Prof. Gina Mª Imbroisi Teixeira
Aula de Regência 28/05/2013
Conhecendo o Professor Regente
Um encontro com o
professor regente se deu por intermédio da coordenadora Géssicla Silene conhecemos nosso regente, o professor João Souza.
Foi explicitado a ele que estávamos ali (Izabela Guerreiro e eu, Érica Rabelo) para por em
prática todo o conhecimento acumulado ao longo do curso
e trabalhar por meio de regência
orientada disciplina de Língua Inglesa, as turmas por ele indicadas para trabalhámos foras as do 6ª série (7º ano) e 7º série (8º ano), e falou (em forma de alerta) que estas turmas comportam alunos de faixa etária de que vai
de 12 á 17 anos.
Quando solicitado junto à coordenação a leitura de
documentos (Projeto Político Pedagógico, planos de curso, planos de aula,
projetos didáticos, entre outros), a coordenadora informou que
essa documentação ficava em posse de outra coordenadora que se aposentou, e que ela
por ser do fundamental I não tinha acesso a esse tipo de documentação,
impossibilitando qualquer consulta apesar da pronta disponibilidade em ajudar. Já no que diz
aos planos de aula e periódicos, quando solicitados ao professor regente este
disse que repassaria para consulta, o que não ocorreu. Trabalhamos com base nas
conversas que tivemos sobre qual seria a maior dificuldade dos alunos naquele
momento.
O
trabalho se deu a partir do que foi proposto pelo professor regente, que era
dar continuidade nos assuntos que ele tinha programado. Ele,
o professor, solicitou que os assuntos tratados fossem Possessive Pronouns e Demostrative
Pronouns para ambas as turmas, o que causou estranhamento. Duas turmas em
níveis distintos de aprendizagem com o mesmo conteúdo. Quando questionada esta
questão a explicação obtida foi que o 7º ano estaria aprendendo o assunto
agora, e que o 8º ano estava revisando o assunto dado anteriormente. Como
estávamos ali para atuar como extensoras do trabalho do professor regente,
aulas sobre tais temáticas foram elaboradas da forma mais criativa e menos enfadonha
a que se podia, dada as limitações dos alunos e da instituição.
Este encontro foi de grande importância para se traçar os meios para
realização de um trabalho produtivo para as três partes (professor/aluno/estagiário) e só depois de ficarmos a par da situação da instituição e dos alunos foi que se partiu para a prática realmente dita.
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