sexta-feira, 21 de junho de 2013

Aulas de Regência (Conhecendo o Regente)

Estágio em Docência: Práticas de Ensino em Língua Inglesa II
Prof. Gina Mª Imbroisi Teixeira

 Aula de Regência 28/05/2013



   

  Conhecendo o Professor Regente 


Um encontro com o professor regente se deu por intermédio da coordenadora Géssicla Silene conhecemos nosso regente, o professor João Souza. 
Foi explicitado a ele que estávamos ali (Izabela Guerreiro e eu, Érica Rabelo) para por em prática todo o conhecimento acumulado ao longo do curso  e trabalhar por meio de regência orientada  disciplina de Língua Inglesa, as turmas por ele indicadas para trabalhámos foras as do 6ª série (7º ano) e 7º série (8º ano),  e falou (em forma de alerta) que estas turmas comportam alunos de faixa etária de que vai de 12 á 17 anos.


 Quando solicitado junto à coordenação a leitura de documentos (Projeto Político Pedagógico, planos de curso, planos de aula, projetos didáticos, entre outros), a coordenadora informou que essa documentação ficava em posse de outra coordenadora que se aposentou, e que ela por ser do fundamental I não tinha acesso a esse tipo de documentação, impossibilitando qualquer consulta apesar da pronta disponibilidade em ajudar. Já no que diz aos planos de aula e periódicos, quando solicitados ao professor regente este disse que repassaria para consulta, o que não ocorreu. Trabalhamos com base nas conversas que tivemos sobre qual seria a maior dificuldade dos alunos naquele momento.

 
O trabalho se deu a partir do que foi proposto pelo professor regente, que era dar continuidade nos assuntos que ele tinha programado. Ele, o professor, solicitou que os assuntos tratados fossem Possessive Pronouns e Demostrative Pronouns para ambas as turmas, o que causou estranhamento. Duas turmas em níveis distintos de aprendizagem com o mesmo conteúdo. Quando questionada esta questão a explicação obtida foi que o 7º ano estaria aprendendo o assunto agora, e que o 8º ano estava revisando o assunto dado anteriormente. Como estávamos ali para atuar como extensoras do trabalho do professor regente, aulas sobre tais temáticas foram elaboradas da forma mais criativa e menos enfadonha a que se podia, dada as limitações dos alunos e  da instituição.

 
Este encontro foi de grande importância para se traçar os meios para realização de um trabalho produtivo para as três partes (professor/aluno/estagiário) e só depois de ficarmos a par da situação da instituição e dos alunos foi que se partiu para a prática realmente dita.




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