sexta-feira, 14 de junho de 2013



Estágio em Docência: Práticas de Ensino em Língua Inglesa II
Prof. Gina Mª Imbroisi Teixeira

Aula Teórica 20/02/2013

LEARNING STYLES QUESTINNAIRE


No nosso primeiro encontro após longas e merecidas férias começamos com um teste de aprendizagem que tem como objetivo detectarmos com que tipo de aprendiz estamos lidando.
O Behavioral Indicators diz que podemos delimitar três estilos de habilidades principais, que auxiliam numa maior absorção de conhecimentos são eles:
Visual Learners
Auditory Learners
Kinesthetic Learners 

O que de acordo com os Indicadores Behavioristas aqueles que tem maior percepção para aprendizagem no visual na sua grande maioria, são mais organizados, observadores, silenciosos, bons escritores, possuem uma dificuldade maior quando se trata de lembrar instruções passadas verbalmente.
Os que detém uma maior capacidade de absorção de conhecimento pelo método auditivo se distraem com facilidade, movem os lábios (como se repetisse o que ouve) quando está focado. Em se tratando de matemática e produções textuais apresenta uma certa dificuldade, porém, discursa muito bem.

Considerado a melhor e a mais abrangente forma de aprendizado, as pessoas cinestésicas são as mais abertas  a aprendizagem de uma forma geral. Aprendem fazendo, ou seja, precisam interagir com o meio e com outras pessoas para fixar o conteúdo. Por usarem de linguagem corporal para se comunicarem, são vistos como indisciplinados.

O questionário se faz útil para identificar o perfil dos alunos e a partir daí traçar estratégias para que tendo esta informação, possa promover atividades que contemplem as três inteligências com metodologias distintas para atingir o sucesso não só como profissional, mais engrandecimento do ensino individualizado ao invés de traçarmos julgamentos a cerca da aprendizagem de nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário